Eleições na Alemanha: Nazistas de volta ao Bundestag

Depois de 1945, Nazistas de volta ao parlamento federal(Bundestag). Últimos números da eleição: CDU/CSU 32,9% ,  SPD 20,8% ,  AfD 13,1% , FDP 10,5% ,  Die Linke 8,9% ,  Grüne 8,9% ,  Outros partidos 4,9% . Fonte: Parlamento Alemão.

Resultado de imagem para bundestag fotos

 

A coalização de Angela Merkel (CDU/CSU), tudo indica, segundo as pesquisas de boca de urna, vence o processo eleitoral com mais de 30%; logo a seguir o velho partido SPD (Social Democrata) com 20%.

Mais o dado novo do processo: foi o crescimento eleitoral dos fascistas da AfD (Alternativa para Alemanha), com 13,1%, partido de extrema-direita, xenófobo e racista, que fez uma campanha baseada no ódio aos estrangeiros, aos mulçulmanos em particular; além de pregar o “resgate do orgulho” dos valores dos soldados alemães na segunda guerra mundial – e contra a União Europeia.

Será a primeira vez, depois da 2ª guerra mundial, que políticos nazistas voltarão para o parlamento federal (a chamada Câmara Baixa).

Caso se confirme, os números das pesquisas, os fascistas da Alternativa para Alemanha (AfD) serão a terceira força política do país, com quase 90 deputados e com direito a todas as prerrogativas parlamentares para pregarem o ódio e uma política de exclusão.

Diferente do Front Nationale(FN) de Marine Le Pen, partido de direita que conquistou certo prestígio eleitoral entre os trabalhadores franceses, o partido extremista alemão é solidamente apoiado por uma classe média abastada e remediada do país.

Nas eleições regionais de 2015, a “Alternativa para Alemanha” já tinha conquistado cadeiras em quase todos parlamentos regionais da Alemanha.

Sinal de tempos duros, neste final da segunda quadra do século XXI.

Publicado por milton alves

Milton Alves, 59 anos, residente em Curitiba. Ativista político e social. Jornalista e escritor. Colabora em diversas mídias progressistas e de esquerda. É autor dos livros 'A Política Além da Notícia e a Guerra Declarada Contra Lula e o PT' (2019), 'A Saída e pela Esquerda' (2020), 'LAVA JATO, uma conspiração contra o Brasil' (2021) e de 'Brasil Sem Máscara- o governo Bolsonaro e a destruição do país - todos pela kotter Editorial. Também atuou por muitos anos na imprensa sindical. Graduado em Gestão Pública pela UFPR e estudou na Instituição Julio Antonio Mella (Havana-Cuba).

Manifeste-se!