Assinatura RSS

Nenhum novo golpe! Diretas Já: A saída democrática da crise política

Publicado em

Os últimos acontecimentos que envolvem diretamente Michel Temer, chefe do governo golpista, e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, elevaram ao pico máximo a crise política e institucional.

Imagem relacionada

 

Os dois líderes, que comandam as duas legendas majoritárias do governo golpista, foram pilhados num esquema de compra do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.  O dinheiro fornecido pela JBS foi articulado pelo senador tucano Aécio Neves, que teve pedido de prisão pela Procuradoria Geral da República e já foi afastado do seu mandato.

Hoje, a Polícia Federal prendeu a irmã de Aécio, Andrea Neves, e também o primo do senador, Fred Pacheco de Medeiros, responsável pelo transporte do dinheiro (dois milhões de reais) repassado por Joesley Batista, dono da JBS. Batidas policiais de busca e apreensão no gabinete do senador e nas residências de familiares ocorreram nesta manhã.

Michel Temer, que deu aval direto para toda operação de suborno, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a hecatombe que implodiu seu governo, elevando ao pico máximo a crise política e institucional.

Diretas Já, a saída democrática da crise

A crise política e institucional exige uma saída constitucional e democrática para o atual impasse. No tabuleiro, as forças políticas e institucionais se movem em busca de saídas e arranjos políticos.  As opções incluem desde a eleição indireta pelo Congresso Nacional e mesmo a ocupação do cargo pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Carmen Lúcia, dentro de um ritual sucessório que passa pelo Congresso.

A saída mais democrática e positiva para a crise, é a convocação imediata de eleições diretas via emenda constitucional.  PT e PSOL, frentes e movimentos sociais convocaram manifestações em diversas capitais do país nesta quinta.

Somente a mobilização popular e social pode impedir um novo golpe orquestrado pela Globo, setores do Poder Judiciário e do empresariado que trabalham pela eleição indireta.

Nas ruas, o futuro do democracia está em jogo. Diretas Já!

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: