Assinatura RSS

Venezuela e Paraguai: A esquerda não pode agir com dois pesos e duas medidas

Publicado em

A esquerda não pode agir com dois pesos e duas medidas: Ao sabor da circunstâncias, esquecendo os princípios e a coerência na conduta. Venezuela e Paraguai: nos dois casos a postura da esquerda deve ser a de condenação, sem tergiversações e relativismos de ocasião.  De um breve comentário meu feito no Facebook.

Resultado de imagem para fotos de chavez y maduro juntos

Nas duas situações, há atropelos às regras estabelecidas em ambas cartas constitucionais.

No Paraguai, é uma típica manobra parlamentar, claro casuísmo, para garantir o direito à reeleição do atual presidente. E se diz por aí, com um acordo tácito, velado, da frente de esquerda local. 

Já em nossa querida Venezuela, há um aberta usurpação pelo Poder Judiciário das atribuições do parlamento(Assembleia Nacional), dominada pela direita. O caso dos três parlamentares oposicionistas acusados de corrupção eleitoral, de forma alguma, deveria servir de pretexto para a intervenção no parlamento. É uma violação da legalidade, companheiros. E temos que deixar isto claro. São também expressões dos dilemas entre a legitimidade e a governabilidade, a formação de maiorias parlamentares e a relação com outros poderes institucionais, a vontade da direção política do governo e a correlação de forças concretas e etc.

O apoio ao processo bolivariano não nos obriga ‘jogar para debaixo do tapete’ os erros de condução do governo de Maduro, setores do próprio chavismo tem alertado para esses problemas.

PS: Notícias de última hora dão conta de que houve mudanças na decisão da corte suprema da Venezuela. Uma espécie de revisão da decisão anteriormente adotada.

Por último, para manter a coerência interna e a disputa de narrativa, no Brasil, o governo Dilma foi vítima de um golpe jurídico-midiático-empresarial via parlamento. 

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: ALÔ BRASIL

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: