Assinatura RSS

A condenação do jornalista Celso Nascimento da Gazeta do Povo

Publicado em

O jornalista Celso Nascimento, colunista da “Gazeta do Povo”, foi condenado pelo juiz Plínio Augusto Penteado de Carvalho, a 9 meses e 10 dias de prisão substituídos, em função de ter mais de 70 anos de idade, pelo pagamento de multa de 10 salários mínimos, acrescida da suspensão de seus direitos políticos. Decisão judicial que aponta contra a liberdade de expressão, a liberdade de informar e a de questionar.

 Resultado de imagem para fotos e imagens do jornalista celso nascimento da gazeta do povo

 

O que fez o Celso Nascimento? Denunciou o atraso de parecer do Tribunal de Contas sobre o edital para construção do metrô em Curitiba. O relator do processo, apontado por Celso Nascimento, era o conselheiro Ivan Bonilha, que segundo o jornalista agiu em provável cumprimento de seu vínculo com o governador Beto Richa.

Celso foi acusado por Bonilha de calúnia e difamação e cabe a pergunta: qual o papel do jornalista? Ora, nos países onde a civilização pegou o jornalista cumpre exatamente essa função de observar, entre outras, atrasos em processos de interesse público, fato inquestionável neste caso, e tem o direito de levantar, baseado em fatos, as razões do atraso. Foi o que fez o Celso e por isso foi condenado, diga-se, com adesão do Ministério Público ao denunciante.

Ora, a imprensa só erra quando sonega informações de que dispõe ou quando publica, como boas, informações que sabe falsas ou errôneas. Imaginem que maravilha seria para os que cometem crimes contra o erário se não existisse a imprensa.

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: