Assinatura RSS

Opinião – O caroço do angu

Publicado em

Os resultados eleitorais e a proposta da senadora Gleisi Hoffmann(PT-PR) de referendo popular sobre Projeto de Emenda Constitucional – PEC 55

A imagem pode conter: texto e uma ou mais pessoas

 

Por Anísio Garcez Homem*

A senadora Gleisi propôs hoje no Senado uma emenda à PEC 55 (que é a antiga PEC 241 da Câmara, rebatizada). Segundo a emenda de Gleisi, a aplicação das medidas da PEC 55, que congelam os gastos públicos por 20 anos, só poderão de fato acontecer se autorizadas pelo voto popular, do contrário fica a Emenda Constitucional revogada em seus efeitos.

É uma iniciativa que vai de encontro aos anseios dessa avalanche de abstenções, votos nulos e brancos que aconteceu no segundo turno das eleições municipais, onde uma considerável parcela dos eleitores mostrou sua completa descrença e descaso com as instituições que governam o país.


Este congresso de golpistas, um presidente ilegítimo e um judiciário de inclinações nobiliárquicas realmente não têm o devido reconhecimento popular para auto-determinarem-se com poderes constituintes e mudarem profundamente as leis constitucionais do Brasil.

Oxalá a emenda da senadora Gleisi seja o primeiro passo para que a bancada do PT, do PSOL, PCdoB e alguns outros democratas se preocupem em apresentar a proposta de uma Constituinte exclusiva e soberana que dê a palavra ao povo sobre as mudanças constitucionais que são necessárias à maioria desse país. É preciso abrir uma perspectiva democrática para os que votaram “em ninguém” nas eleições municipais, assim como para os jovens que ocupam escolas e se distanciam da “política tradicional” porque almejam a oportunidade para exprimir sua ideia de nação e de futuro.

Uma ampla mobilização pela aprovação da emenda da senadora Gleisi pode ser um momento vivo para essa reflexão.

*É militante do PT em Curitiba

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: