Assinatura RSS

No domingo, voto nulo!

Publicado em

Meus amig@s que me acompanham neste espaço, companheir@s de lutas da esquerda política e social de Curitiba, faço aqui minha declaração pública de voto. Nem Greca nem Leprevost:  Voto nulo.

Resultado de imagem para fotos da periferia de curitibaDireito à Cidade: Curitiba, Jardim Icaraí, próximo a Vila Audi. Foto – Ronildo Pimentel

 

Ambos representam os interesses dominantes da cidade; quem assistiu ontem o debate na RPC viu que não existe diferenças de propostas e projetos, seguirão o mesmo padrão convencional de gestão, conservadora, assim como os ex-prefeitos Ducci (que apoia Greca) Fruet (que apoia Leprevost), duas gestões que deixaram a cidade para trás nas políticas públicas mais inovadoras, que hoje incluem o Direito à Cidade, como conceito fundamental e ferramenta para as novas intervenções urbanas, que favoreçam em qualidade e intensidade a participação popular, uma gestão mais transparente, um orçamento debatido e compartilhado com os cidadãos, a sustentabilidade e os novos direitos humanos e sociais.

Assistimos no país inteiro no primeiro turno uma onda massiva do eleitorado que optou por votar nulo, branco/ou se absteve. Fica claro que foi uma onda de protesto, não foi simplesmente um gesto contra a política como ela é praticada hoje, é algo com um sentido mais profundo, progressivo, de rejeição da atual modelagem partidária/eleitoral. Ao lado da ofensiva política da direita, há todo um campo na sociedade buscando novas vias de participação e protesto social, é eloquente o exemplo do movimento de ocupações de escolas dos estudantes secundaristas, um movimento autêntico e legítimo, de base e horizontal.

A política convencional não consegue conexão com esse campo social, daí a adoção do voto nulo como uma forma de protesto politizado e consciente. Isto significa deslegitimar um processo que não corresponde mais aos anseios de democracia substantiva(política e social) e de cidadania(repartição de riquezas) de amplas parcelas da população.

Uma nova constituinte está na ordem do dia, para promover um novo pacto com a sociedade brasileira. Uma reforma política e eleitoral que fortaleça o protagonismo político do cidadão, com financiamento público, voto em lista, candidaturas avulsas, limitação do tempo de mandatos e fim da reeleição.

Voto nulo, pois os dois candidatos não me representam.

Em tempo: Pesquisa do Ibope divulgada no final da tarde deste sábado(29) aponta para uma disputa voto a voto entre Greca e Leprevost. Segundo a pesquisa: Greca tem 51% e Leprevost 49% dos votos válidos. 

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: