Assinatura RSS

Nem Greca nem Leprevost: cresce campanha nas redes sociais pelo voto nulo em Curitiba

Publicado em

Nos últimos dias, cresceu nas redes sociais correntes e grupos defendendo a adoção do voto nulo, em branco e abstenção em Curitiba.  Páginas no Facebook, grupos nos WhatsApp, Instagram, Twitter, entre outros, indicam uma clara manifestação de protesto coletivo, que tende a ganhar fôlego com o clima geral de descontentamento verificado na cidade, com greves, ocupações e também pela baixaria protagonizada na campanha eleitoral para a Prefeitura

Resultado de imagem para fotos pelo voto nulo

Enquanto Greca e Ney Leprevost seguem protagonizando um vergonhoso e sujo ‘MMA eleitoral’, um revelador pugilato, que diz muito sobre quem são, o eleitorado faz um caminho próprio, avesso ao processo mútuo de desconstrução dos candidatos que disputam a cadeira de prefeito do Palácio 29 de Março. Trata-se da manifestação consciente e coletiva de um protesto organizado pelo voto nulo ou abstenção.

O sinal surgiu já no primeiro turno quando Greca, o mais votado, perdeu para o número de votos nulos, brancos e abstenções. Sem diferenciações políticas substanciais, oriundos do mesmo tronco político, tanto Greca (PMN) como Leprevost (PSD) optaram por um modelo surrado e desgastado de campanha, típico da velha política: muita demagogia e ataques pessoais. Deu no que deu: a aversão do eleitorado, principalmente do mais escolarizado das camadas médias e da juventude em geral.

No domingo (30), tudo indica que o eleito vencerá com uma pequena margem e, possivelmente, com um número total de votos menor que a soma do concorrente, dos votos nulos, brancos e da abstenção. Os norte-americanos costumam designar políticos eleitos em situações como essa de político (ou mandatário) ‘pato manco’. Eleito, mas já enfraquecido em função de todo o processo.

Ou seja, vamos ter um ‘pato manco’ na Prefeitura. Além de manco, feio, rejeitado pela maioria dos eleitores da cidade.

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: