Assinatura RSS

Diretas Já! Manifestações apavoram Temer e mídia golpista

Publicado em

Logo depois da consumação do golpe pelo Senado, milhares de brasileiros saíram às ruas e praças do país em manifestações convocadas por redes sociais ou mesmo espontaneamente, composta na maioria por jovens. Um protesto popular vigoroso e pacífico, agredido e vandalizado em São Paulo por ação repressiva desmedida da PM paulista. O novo ciclo de manifestações pós-golpe varreu o país na quinta(1) e sexta(2) e apavorou o governo golpista e a mídia conservadora

A imagem pode conter: multidão, uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Em São Paulo, apesar do vandalismo policial, os manifestantes defenderam “Diretas Já”

O vigor das manifestações surpreendeu os analistas políticos e deixou em pânico as hostes golpistas e a mídia conservadora.

Os protestos fundamentalmente denunciaram o golpe praticado no Senado, com a chancela do Supremo Tribunal Federal(STF), e exigiram a convocação de novas eleições, sintetizada na palavra de ordem ‘Diretas Já’. Além disso, a disposição de luta dos manifestantes foi indicada com clareza nas faixas e cartazes que alertavam para “nenhum direito a menos”, “não tem arrego”, o que expressa o tipo de oposição que o governo golpista terá pela frente.

Na contramão das ruas,  A Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, jornalões pró-golpe, escreveram furiosos editoriais clamando por repressão policial e defendendo abertamente a criminalização dos protestos. Adjetivos como “baderna”,  “manifestações fascistas”, “milícias petistas” integraram o rol de diatribes contra as manifestações populares.

O presidente sem voto, que visita a China para participar de uma reunião do grupo de países do G20,  também acompanhou o coro da mídia golpista, neste sábado(3), declarando que as manifestações foram organizadas por grupos “inexpressivos” e “mínimos” e que são “são 40, 50, 100 pessoas, nada mais do que isso”. Uma declaração temerosa, que apenas ressalta o pavor do golpista diante da crescente avalanche do protesto popular, demandando por novas eleições e o fim do governo ilegítimo.

Resta saber como o governo golpista e seus apoiadores no Congresso Nacional se comportarão frente ao repúdio popular. Até o momento a tentativa de criminalização e isolamento dos manifestante não teve eficácia. Tampouco a repressão, como em São Paulo.

Uma nova rodada de manifestações e atos públicos foi convocada para este domingo(4) em diversas capitais e cidades do país.

Anúncios

»

  1. Pingback: Diretas Já! Manifestações apavoram Temer e mídia golpista — Milton Alves | O LADO ESCURO DA LUA

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: