O objetivo desta plenária é debater o momento político brasileiro e, para isso, contaremos com dois convidados que são um patrimônio da esquerda brasileira: Valério Arcary e Virginia Fontes,  informa Bernardo Pilotto, dirigente do PSOL-PR.

Militante desde a Revolução dos Cravos em Portugal, Arcary foi fundador do PT e do PSTU e recentemente assinou o manifesto É Preciso Arrancar Alegria ao Futuro. É professor de História do IFSP e doutor em História Social pela USP. É autor do livro As esquinas perigosas da História – Situações revolucionárias em perspectiva marxista (2004, prefácio de César Benjamin), uma adaptação do último capítulo de sua tese de doutorado.

Virginia Fontes é historiadora, doutora em Filosofia e professora da UFF e da ENSP/Fiocruz. É autora, entre outros, de O Brasil e O Capital-Imperialismo e Reflexões Im-pertinentes.

A Frente de Esquerda Socialista é uma iniciativa de diversas organizações e coletivos da esquerda brasileira visando reconstruir um projeto para a transformação da sociedade brasileira. A primeira plenária foi realizada no Rio de Janeiro no mês de abril de 2016 e posteriormente se espalhou por outros estados. Em Curitiba, a Frente feito debates acerca da conjuntura nacional e tem atuado conjuntamente nas manifestações pelo saída de Michel Temer e em outros movimentos.