Assinatura RSS

Nota de pesar do PT-PR: O Brasil e os trabalhadores perdem um grande guerreiro

Publicado em

Nota de pesar do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná (PT-PR) pelo falecimento do advogado trabalhista e fundador do Partido, Edésio Passos.


Com profunda tristeza e sentimento inestimável de perda, lamentamos o falecimento nesta terça-feira (9) do advogado trabalhista Edésio Passos. Uma das maiores referência nacionais na defesa de trabalhadores, dos movimentos populares e das lutas sociais, Edésio Passos honra a história e militância do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação. Ele também auxiliou na construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de inúmeras entidades sindicais e organizações de luta por moradia e por mais de 50 anos assessorou esses sindicatos e atuou nessas lutas. Na histórica greve dos jornalistas do Paraná, em 1963, Edésio era presidente da entidade representativa da categoria e liderou esse movimento.

Foi deputado federal pelo PT-PR de 1991 a 1994, o primeiro candidato a governador pela legenda e primeiro candidato a prefeito pelo PT em Curitiba, também primeiro dirigente a ocupar a secretaria-geral do Partido no estado. Num tempo em que a resistência foi o caminho que norteou todas as conquistas que se seguiram na construção e fortalecimento da organização social e política da classe trabalhadora. Por diversas vezes, se desafiou nas candidaturas majoritárias e proporcionais do Partido.

Exerceu, nos últimos anos, a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional nos governos de Lula e Dilma.

 

Dividimos o sentimento de perda e nos solidarizamos com a família, amigos, colegas de trabalho, advogados, juristas, lideranças sindicais e das lutas populares.

O velório acontecerá nesta quarta-feira (10), das 8h às 15h, na Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26).

O PT-PR, o Brasil e os trabalhadores perderam hoje um grande guerreiro, que estará sempre vivo em nossos corações, memória, agradecimentos e reconhecimento. Edésio Passos, presente!

Enio Verri
Presidente do PT-PR

Saiba mais sobre a vida e a trajetória do companheiro Edésio Passos em:

Escritório Passos & Lunard Advogados Associados – www.defesadetrabalhadores.com.br

Edésio Passos: 50 Anos de Advocacia

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: