Assinatura RSS

Mundo do trabalho de luto com a morte do Dr. Edésio Passos

Publicado em

Adeus à Edésio Passos! Um dos ícones das lutas pelas liberdades democráticas e da resistência à Ditadura Militar no Brasil, Edésio Passos, faleceu hoje em decorrência de uma parada cardíaca em Florianópolis (SC), aos 77 anos

Vitório Sorotiuk, o falecido Pedro Chaves (de chapéu), Lula, Ivo Pugnaloni, Edésio Passos, Jairo Graminho e Manoel Izaías de Santana, também falecido, na caminhada pela Boca Maldita em 1982.Edésio Passos foi fundador e presidente do PT no Paraná. Caminhada na Boca Maldita com dirigentes do partido e o então sindicalista Lula, anos 80

 

Por 53 anos, Edésio Passos advogou no Paraná e em Santa Catarina em favor das causas da classe trabalhadora, da moradia popular e do povo pobre do Brasil, assessorando inúmeras entidades sindicais e movimentos populares. Ao longo desse tempo de militância, Edésio foi jornalista, depois advogado, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), artífice da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e auxiliou na construção de vários Sindicatos nos estados do Paraná e Santa Catarina. De 1991 a 1994, foi deputado federal pelo PT. Exerceu a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional nos governos de Lula e Dilma.

O advogado vinha travando uma luta não apenas com problemas de saúde, mas com os retrocessos que continuam ameaçando os avanços e os direitos dos trabalhadores, tão arduamente conquistados.

Esse grande símbolo da resistência democrática e da defesa de trabalhadores deixa seu ideal, sua garra, sua sabedoria e sua ação transformadora como modelo a todos os que o acompanharam. Edésio se despede, mas estará presente nos exemplos, nas obras e nas instituições que legou para a sociedade brasileira, semeando sonhos, afirmando e garantindo direitos, pois expressou, na sua vida pública e profissional, os valores e os ideais que fundamentaram a formação desse homem de coração justo e solidário.

 

Serviço

Velório de Edésio Passos

Dia: Quarta-feira – 10/08 das 8h00 às 15h

Local: Capela Vaticano – Rua Desembargador Hugo Simas, 26

Como chegar:

Estacionamento conveniado Tia Anastácia(na mesma rua)

Fonte: Escritório Passos & Lunard Defesa dos Trabalhadores

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: