Assinatura RSS

Eleições 2016: A demagogia eleitoreira e a população de rua de Curitiba

Publicado em

Leio nesta quarta-feira(6) no Blog do Esmael Morais um artigo assinado por um pré-candidato a prefeito da cidade de Curitiba sobre a questão da população de rua. Chama atenção três questões: primeiro, a visão higienista presente, com um pouco mais de argumento que o aloprado da associação de bares, dessa vez, o autor apelou para o sagrado direito de ir e vir. Ou seja, a presença dos moradores de rua impede o livre fluxo dos pedestres nas ruas e logradouros públicos.

Segundo, o texto é voltado inteiramente para as preocupações do empresariado, notadamente, do baronato da Associação comercial do Paraná. É para eles que é endereçada a mensagem, no caso, os moradores de rua são apenas detalhe de uma artimanha política, digamos, um pretexto adequado para a construção de um discurso de ocasião, ou no jargão mais explícito da política,  discurso oportunista.

Terceiro, o repertório de propostas para o problema é o mais do mesmo: mais vagas de abrigo e recolher o incômodo das ruas. Portanto, o pré-candidato, que já foi prefeito de Curitiba, usa como escada de sua campanha os irmãos que estão lá embaixo(ou fora) do piso social, excluídos dos padrões mínimos de cidadania e bem-estar. Lamentável.

A seguir um artigo que publiquei no blog em 1° de fevereiro sobre a questão dos moradores em situação de rua de Curitiba.

Um forte e polêmico debate, nos últimos dias, ocupou espaços na mídia convencional e nas redes sociais sobre a questão da população em situação de rua em Curitiba. Provocado por entidades empresaria…
Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: