Assinatura RSS

Ato de juristas em Curitiba coloca em xeque abusos da Lava Jato de Moro

Publicado em

O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, símbolo da cidade, foi palco nesta terça-feira(22) de uma vigorosa manifestação da cidadania em defesa do estado de direito e do mandato legítimo da presidente Dilma.

Juristas, professores, estudantes e representantes da sociedade civil condenaram de forma unânime as manobras e tentativas de interrupção do mandato da presidente Dilma, via impeachment, e alertaram para os procedimentos da chamada Operação Lava Jato que violam abertamente o estado de direito democrático. Oradores citaram os métodos da condução coercitiva sem justificativa,  a larga utilização do recurso da delação premiada, os grampos e vazamentos indiscriminados.

Uma carta em defesa da democracia e da legalidade foi aprovada pelos participantes do ato.

Simbolismo

O evento transbordou as dependências da faculdade de direito e tomou a Pça. Santos Andrade. Os atropelos à democracia praticados pelo juiz Moro sofreram um forte repúdio cívico. Moro foi criticado por seus colegas de cátedra.

O evento que teve forte repercussão nacional sinalizou também que aumenta o desgaste da imagem do juiz Sérgio Moro. O ato coincidiu com a retirada da jurisdição sobre a investigação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva das mãos do indigitado juiz de primeira instância.

A decisão coube ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, que determinou na noite desta terça-feira (22) que o magistrado da Lava Jato envie para o STF as demandas contra o nomeado e ainda não empossado ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A “Republica do grampo e do vazamento” foi condenada. Foi o sentimento geral. Salve a democracia!

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: