Assinatura RSS

Agenda do retrocesso: Governo Dilma faz acordo com tucanos e ferra Petrobrás no pré-sal

Publicado em

Governo Dilma faz acordo com tucanos e Senado aprova projeto que tira da Petrobras a operação única do pré-sal. PT, PCdoB, Rede, PDT e PSB, além do PTB e do PRB, encaminharam votação contra substitutivo apresentado após negociações com ministros de Dilma

Aliança contra o Brasil e o povo trabalhador

Sem o apoio do partido da presidenta Dilma Rousseff (PT), o Senado aprovou nesta quarta-feira um substitutivo que tira da Petrobras a operação única do pré-sal. O texto final foi negociado com os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria Geral) e Jaques Wagner (Casa Civil) e apresentado na forma de substitutivo pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

“Fomos derrotados por uma aliança entre o governo e o PSDB”, criticou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Ele garantiu que a mobilização contra a proposta vai continuar durante a tramitação da proposta na Câmara e pelo veto presidencial. Recém-empossado líder do governo, o senador Humberto Costa (PT-PE) se absteve. “Não podia votar contra o governo nem virar às costas para minha bancada”, justificou.

O resultado foi 40 votos pelo substitutivo apresentado pelo governo e 26 votos contrários. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados antes de ser sancionada ou vetada pela presidenta Dilma. O projeto original é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP).

Além dos riscos políticos e econômicos de facilitar a operação do pré-sal por empresas estrangeiras, destacados pela maioria dos senadores contrários ao projeto, chamou a atenção a argumentação do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

Ele afirmou que a Petrobras é a única empresa com tecnologia comprovada para extração de petróleo na camada e alertou para os riscos ambientais de permitir a operação sem a estatal brasileira, assim como a dificuldade de responsabilizar, inclusive criminalmente, as multinacionais em casos de desastres.

Fonte: Revista Fórum e EBC

Anúncios

»

  1. Maria Simoes

    Lastim’avel o que esta acontecendo no Brasil. Estou fora h’a 3 meses e cada vez que leios as manchetes parecem que sao anos. Que tristeza, nosso gigante esta adormecido e doente. Somente um milagre far’a os brasileiros acordarem dessa hipnose maldita. Enquanto isso os ratos de poroes , estao soltos em Downtown City.

    Curtir

    Resposta
  2. Maria Simoes

    Caro Milton, gostaria de enviar-lhe meu artigo tamb’em sobre os assuntos que vc aborda nessa pagina. Qual o email que posso enviar-lhe? Grata, Maria Simoes.

    Curtir

    Resposta
  3. Pingback: Agenda do retrocesso: Governo Dilma faz acordo com tucanos e ferra Petrobrás no pré-sal | Q RIDÃO...

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: