Assinatura RSS

A crise e os golpes contra a classe trabalhadora

Publicado em

O blog reproduz artigo do juiz do trabalho e professor Jorge Luiz Souto Maior sobre os efeitos da crise na vida da classe trabalhadora e as demandas do capital pela redução e eliminação de consagrados direitos trabalhistas e previdenciários. Os perigos e armadilhas do ajuste fiscal e da retomada neoliberal em curso. Confira.

souto maior crise golpes
Por jorge Luiz Souto Maior* – Via Blog da Boi Tempo

É importante saber que, se há uma crise econômica isto se dá porque no capitalismo as crises são cíclicas e inevitáveis. E sendo certo que se o capitalismo tem sido capaz de se reinventar na superação de cada crise, também é certo que as crises, no processo dialético, têm sido cada vez mais graves e profundas, exigindo que se leve a sério a necessidade de se pensar na organização de um novo modelo de sociedade, sob pena de, falseando a realidade, sermos conduzidos à barbárie pensando que estamos fazendo algo efetivo para melhorar as coisas, como se dá, por exemplo, com o projeto de redução da maioridade penal.

Claro que a inevitabilidade da crise não retira as responsabilidades de ações políticas e econômicas que podem acelerar o ciclo ou piorar o problema. Há, por certo, várias críticas que se podem fazer ao governo federal neste assunto, como, por exemplo, referente ao modo como lidou com os direitos trabalhistas, tratando a classe que vive do trabalho como mera reprodutora da lógica do capital, propondo uma inserção social apenas por meio do consumo e não pela realização de projetos sociais de base.

Continuar lendo

*É Juiz do Trabalho e professor livre-docente da Faculdade de Direito da USP. Autor de diversas obras sobre a temática do Mundo do Trabalho.Artigo publicado originalmente no Blog da Editora Boi Tempo – edição de 02/set/2015

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: