Assinatura RSS

Em Campo Largo protesto nesta segunda-feira(24) demanda redução dos salários dos vereadores e do Prefeito

Publicado em

Em Campo Largo, município localizado na região metropolitana de Curitiba, uma mobilização organizada via redes sociais demanda a redução dos salários dos vereadores e do prefeito. Ato será realizado durante sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira(24) às 17h00.

Campo Largo,  a onda chegou…

As recentes manifestações populares espontâneas – organizadas via redes sociais – demandando a redução dos vencimentos dos vereadores e prefeitos em diversas cidades do Paraná refletem o descolamento da representação política dos reais interesses da cidadania. Trata-se de uma legítima rebeldia diante de parlamentos divorciados do cotidiano da população e a serviço de interesses poderosos que dominam a economia e a vida das cidades.

A atividade legislativa na imensa maioria das câmaras municipais é de baixo perfil, na maioria dos casos uma extensão dos poder executivo. Não há prestação de contas das atividades, transparência e tampouco controle social. A questão dos vencimentos é um dos ingredientes que catalisam a expressão de repulsa das atuais práticas políticas e parlamentares. O desgaste é generalizado dos partidos e dos políticos profissionais em todos os níveis.

Sem uma reforma política, inclusive via a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte,  a sabedoria popular encontrou caminhos fora dos partidos e das organizações tradicionais. Antes de julgar e tentar caracterizar os movimentos com a lupa do oficialismo, é necessário analisar o esgarçamento profundo do atual sistema eleitoral e partidário.  Talvez aí residam as causas dos protestos ainda difusos, mas que tendem ganhar uma expansão generalizada.

O protesto na aprazível cidade, conhecida também como a capital da louça, reivindica concretamente a diminuição dos vencimentos dos vereadores que recebem cerca de nove mil reais. O salário do prefeito Affonso Guimarães(PT) também é questionado.

Uma audiência pública é um bom começo para debater a questão. Com a palavra os vereadores de Campo Largo…

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: