Assinatura RSS

As ‘pedaladas autoritárias’ da Polícia Militar do governo tucano de Beto Richa

Publicado em

Uma das marcas do governo tucano de Beto Richa, além do desmonte administrativo e da corrupção em diversos órgãos do estado,  é o estilo de atuação truculento e desastrado da PM no seu governo. Neste ano, teve repercussão mundial o festival de violência praticado pela tropa de choque contra professores e funcionários públicos em greve no mês de abril. O episódio gerou um amplo repúdio dos paranaenses e provocou a queda da cúpula das forças de segurança. Talvez  a lição de abril não foi assimilada na cadeia de comando da PM e em parcelas dos destacamentos da corporação. O lamentável episódio da prisão de um artista de rua em Cascavel chamou atenção novamente pelas cenas grotescas de violência e despreparo. Confira os vídeos.

Os dois episódios são reveladores de uma determinada “cultura” das forças policiais e que indicam a sobrevivência de traços autoritários no interior do aparato policial, uma herança dos anos de chumbo. O mecanismo dos chamados auto de resistência, um instituto adotado no período ditatorial, permitiram na prática a execução de muitos inocentes.

O clamor de determinados segmentos da sociedade pelo endurecimento da política de segurança reforçam o sentimento de prepotência e impunidade para muitos agentes que atuam na área da segurança pública. As chacinas ocorridas nos últimos dias em São Paulo e a aprovação na Câmara dos Deputados nesta semana da redução da maioridade penal são exemplos dessa cultura da violência, um fetiche por soluções de forças que tanto entusiasma mentes conservadoras, aliás, alguns almejam estender até para a esfera da política, como forma de resolver os naturais conflitos e contradições de um país desigual e complexo.

A criminalização de um simples palhaço é uma ‘pedalada’ no bom senso e nos obriga enquanto sociedade continuar a luta por um modelo de segurança pública humanista e democrático, reivindicar a desmilitarização das PMs e perseguir a valorização dos direitos humanos.

E o Beto Richa que cuide melhor da formação dos policiais.

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: