Assinatura RSS

A questão salarial dos vereadores e do prefeito de Curitiba é um tema de ‘alta combustão popular’

Publicado em

Lançado inicialmente nas redes sociais e com forte repercussão na mídia cresceu o debate acerca da eventual redução dos vencimentos dos atuais vereadores e do prefeito de Curitiba. O tema é de ‘alta combustão popular’ e mobiliza a população. As explosões populares ocorridas recentemente em cidades do norte velho do estado – Santo Antonio da Platina e Jacarezinho – são exemplos recentes e bastante ilustrativos sobre a questão. Os vereadores da capital estão diante  de um inadiável  e necessário debate. Uma audiência pública sobre o tema é um bom começo.

derosso

O debate sobre os vencimentos dos vereadores reflete também uma crise de representação

Alguns vereadores que conheço realizam um trabalho sério e justificam a representação, o mandato delegado pela população da cidade. Nos últimos anos, ocorreram algumas mudanças, porém a Câmara Municipal ainda é uma entidade fechada para o povo. As audiências públicas são reduzidas e não há canais mais efetivos e permanentes que favoreçam o protagonismo popular. E na maioria das  vezes, o parlamento municipal se comporta como uma mera extensão do executivo municipal. A produção legislativa é bastante questionável. As demandas populares por melhoria da saúde, transporte, regularização fundiária, direito à cidade para os mais pobres encontram escassas ressonância na casa. 


No quadro da crise econômica atual, que penaliza mais uma vez os trabalhadores e os mais pobres, e todos estão chamados ao sacrifício, os vereadores e os políticos em geral,  extremamente desgastados, precisam debater com a população a importância e a necessidade da ação parlamentar. Mas só isso não basta, é necessária uma maior conexão com a população, a preocupação de fato com os anseios da cidadania e mecanismos de controle social sobre a atividade parlamentar.

Portanto, o contexto exige um debate sério, sem demagogia e salto alto, sobre o tamanho dos vencimentos dos edis. Assim, como também do salário do prefeito. Com a palavra os senhores(as) vereadores e vereadoras…

Por último,  o debate ‘oportunista’ sobre os salários dos parlamentares apenas reflete um dos sintomas do descolamento da atual superestrutura política/partidária e do sistema eleitoral vigente, baseado no financiamento privado empresarial, das verdadeiras demandas de participação e representação da população.

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: