Assinatura RSS

A “canibalização” de Dilma

Publicado em

Segue em pleno curso a operação de esvaziamento político e de captura do mandato legítimo da presidente Dilma Rousseff. As notas da Firjan, Fiesp e da Rede Globo reforçam a perspectiva de ‘canibalização’ de Dilma, mesmo com a permanência dela na cadeira da “presidência” até 2018. 

A questão para o estabelechiment é levar com o menor custo político possível o desenlace da crise. O “parlamentarismo branco” é a aposta do momento. Neste sentido, o homem talhado para desempenhar o papel de pivô da governabilidade pró ajuste fiscal e da implementação da agenda do capital é o vice-presidente Michel Temer(PMDB).

Além dessa variável que unifica no momento o grosso do campo deles, inclusive fatia expressiva do PSDB, há a opção do afastamento da Dilma e a entronização do Temer na presidência. A terceiriza opção, é a variável do impeachment que não unifica a oposição e o empresariado, e carrega os riscos de muita turbulência no país. Eles não querem criar espaço para o imponderável de uma crise aberta e radicalizada.

Também estão medindo a temperatura e a pressão do ambiente(o grau de adesão aos protestos programados, o nível de desmanche da base parlamentar no Congresso etc). Ou seja, como dizia o Che Guevara “não se pode confiar nem um tantinho na burguesia”. A aposta é na “rendição da Dilma”, a queda sem barulho, mesmo com ela sentada na cadeira presidencial até 2018.

Para romper o cerco, é urgente uma recomposição do governo com a demissão de Levy do Ministério da Fazenda, interrompendo a aplicação do ajuste fiscal regressivo e iniciando um ciclo de retomada das demandas econômicas e sociais do povo trabalhador.

É possível virar o jogo ainda…

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: