Assinatura RSS

Greve na Urbs continua; Gregório age como ‘capitão do mato’ e Mirian segue calada!

Publicado em

A greve dos trabalhadores da Urbs/Setran continua e avança para o quarto dia nesta quinta-feira(30). Em reunião nesta tarde entre o sindicato e a direção da Urbs, a empresa se comprometeu em apresentar uma contraproposta para a categoria. A greve se prolonga afetando diversos serviços como o de fiscalização e sinalização viária, atendimento aos usuários do cartão transporte, limpeza e manutenção de equipamentos urbanos, entre outros. Calote nos salários detonou movimento grevista.(MA)

greve-urbs-setran-curitiba-600x340

Trabalhadores da Urbs/Setran protestam na sede da prefeitura

Sem proposta a greve continua...

O sindicato da categoria tem denunciado o sucateamento da empresa, hoje com um quadro funcional aquém das demandas exigidas para uma prestação de serviço de qualidade à população de Curitiba. Além disso, não existe uma relação de diálogo da presidência da Urbs com o sindicato. O atual presidente da empresa age como um verdadeiro ‘capitão do mato’, intransigente e arrogante. Aliás, o desgaste com os funcionários tem sido uma marca dos secretários municipais e dirigentes de empresas e autarquias nomeados pelo prefeito Gustavo Fruet(PDT).

A turma do 1° escalão não tem o DNA do diálogo e a prefeitura até o momento não criou um dispositivo negocial eficaz com o funcionalismo, apesar de contar nos seus quadros com a experiente advogada trabalhista Mirian Gonçalves(PT), que acumula ao mesmo tempo o cargo de vice-prefeita e a pasta do Trabalho.

Também chama atenção neste episódio da greve da Urbs, o silêncio de Mirian Gonçalves. O Sindiurbano é um sindicato da base cutista e apostava num melhor tratamento na atual administração.  É comum no meio sindical do funcionalismo da prefeitura a comparação com as gestões passadas: para os sindicalistas “nada mudou”.(M.A)

Para entender o impasse

Desde o início da negociação coletiva, em março de 2015, até a deflagração da greve, foram realizadas várias reuniões de negociação entre o Sindicato e a Urbs. Ocorreram ainda, três mesas redondas junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Em nenhum desses momentos o  presidente da Urbs, Roberto Gregório, esteve presente. Além disso, o diretor administrativo e financeiro da URBS, responsável pela negociação coletiva na ausência do presidente, entrou em férias no momento mais importante da negociação, quando os trabalhadores decidiram entrar em greve.

A direção do Sindiurbano-PR encaminhou, no dia 1º de julho de 2015, ofício ao prefeito de Curitiba solicitando reunião para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 da Urbs. Até o presente momento, o Sindicato não recebeu nenhuma resposta do prefeito Gustavo Fruet.

Mais uma vez, a direção da Urbs e o prefeito demonstram não estar preocupados com a prestação adequada dos serviços públicos à população de Curitiba.

Atendimento à população

O Sindiurbano-PR vem denunciando a defasagem do quadro de funcionários da Urbs/Setran com a necessidade de contratação urgente de mais trabalhadores para a prestação de serviços de qualidade à população sem sobrecarga.

Ou seja, o trânsito e o estacionamento regulamentado não estão sendo fiscalizados de forma efetiva. A manutenção das estações tubo, dos equipamentos urbanos e a sinalização viária também não foram realizadas adequadamente nesses três dias. Com a greve, os trabalhadores que estão cumprindo a liminar e desenvolvem apenas as atividades básicas e emergenciais.

Além disso, a limpeza dos equipamentos urbanos, como a Rodoferroviária e o Shopping Popular e o atendimento no cartão transporte e no passe escolar também estão sendo feitos com número muito reduzido de trabalhadores.

*Com assessoria de imprensa Sindiurbano – Vanda Moraes

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: