Assinatura RSS

Eleições municipais e autonômicas na Espanha: Expectativa de viragem à esquerda

Publicado em

Quase 35 milhões de eleitores votam neste domingo(24) nas eleições municipais e autonômicas da Espanha. Forças políticas emergentes como o Podemos, pela esquerda, e Ciudadanos, pela direita, despontam com grande favoritismo no pleito, eliminando a velha polarização entre PP e PSOE.

 Podemos contra a casta dominante

O país atravessa uma longa crise econômica – com desemprego massivo, recessão e sucateamento dos serviços públicos – problemas agudizados pelos ajustes fiscais draconianos e a política de austeridade comandada pela Troika na Europa e aplicada na Espanha pelo governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy(Partido Popular), de direita.

A crise econômica e social, que golpeou durante a juventude do país, gerou amplos movimentos sociais de protestos como o M15, Movimento dos Indignados, protagonizando uma nova fase na resistência popular, que forjou as condições para a formação de uma força partidária de corte anticapitalista e de esquerda, o Podemos, liderado pelo carismático professor Pablo Iglesias.

O Podemos tem arrastado milhões de apoiadores e aderentes nos comícios e nas redes sociais. O partido foi a grande revelação nas urnas nas últimas eleições para o parlamento europeu e neste domingo a expectativa é de um desempenho consagrador.

Nos últimos dias de campanha, grandes corporações da mídia e partidos conservadores partiram para um furioso ataque ao Podemos, divulgando noticias sobre um suposto financiamento da legenda pelo governo chavista da Venezuela e por Evo Morales da Bolívia.

Sondagens eleitorais apontam para um favoritismo do Podemos, o que significaria uma viragem à esquerda no espectro político espanhol e europeu, tirando o aliado grego, Siryza, do isolamento.

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: