Assinatura RSS

Dia Nacional de Lutas: Todos na rua em defesa da Petrobrás, dos direitos trabalhistas , da Reforma Política e contra o ajuste fiscal

Publicado em

Trabalhadores e movimentos sociais organizam ato nesta sexta-feira com extensa pauta de reivindicações

ato_13_marco

Via CUT-PR

Nesta sexta-feira (13) diversos atos acontecerão, simultaneamente, em todo Brasil. É o Dia Nacional de lutas que em defesa da Petrobrás, em defesa dos direitos conquistados, contra o ajuste fiscal e em defesa de uma reforma política através de uma assembleia constituinte exclusiva e soberana. Em Curitiba o ato acontecerá a partir das 17h na Praça Santos Andrade, no centro da capital.

“Os pontos estão interligados. Precisamos de uma política econômica que esteja aliada ao desenvolvimento social. Não podemos aceitar o ajuste fiscal, sobretudo com a retirada de direitos da classe trabalhadora. Direitos não se retiram, se ampliam”, afirma a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

De acordo com ela, é preciso ampliar a representatividade da classe trabalhadora nos espaços de poder e discussão política. Contudo, este fato só será possível com uma ampla reforma política que tenha como base uma reforma política feita por uma constituinte exclusiva e soberana.

“Com este modelo, que permite financiamento empresarial de campanha, como é possível um trabalhador concorrer com um candidato que tenha por trás de si uma série de grandes empresas e empreiteiras? Com qual objetivo estas empresas financiam seus candidatos? Para acabar com a corrupção e promover um sistema efetivamente democrático precisamos, antes de qualquer coisa, passar por uma reforma política. Mas não podemos correr o risco de que os atuais deputados a façam, pois não temos dúvidas que seguirão legislando em favor deles mesmos”, completa Regina.

A defesa Petrobrás também está na pauta central dos processos. De acordo com Regina, a CUT e os movimentos sociais defendem uma ampla, profunda e irrestrita investigação sobre as denúncias de corrupção envolvendo a estatal. Contudo, não é possível desacreditar a empresa e abrir caminho para que a empresa possa ser privatizada. “Já conhecemos, de antemão, este tipo de tática e o resultado não foi nenhum pouco positivo para a sociedade brasileira. Além do mais, há uma grande confusão acontecendo e que atinge os trabalhadores e trabalhadoras da empresa. É preciso separar todas estas coisas”, finaliza Regina.

Serviço

Dia Nacional de Lutas
Data: Sexta-feira, 13 de março
Horário : 17h
Local: Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: