Assinatura RSS

Greve na Educação: Semana decisiva e Beto Richa rompe diálogo

Publicado em

A greve na rede estadual de ensino, que atingiu o seu 21° dia, é sem dúvida um acontecimento que deixará marcas profundas na comunidade educacional do Paraná. O governo Beto Richa(PSDB), com uma tentativa violenta de corte de benefícios e de conquistas da categoria, criou um fosso profundo na relação entre a administração e a categoria, o que terá impacto por longo tempo na comunidade escolar, nas salas de aula – enfim, uma fissura em toda cadeia educacional.

greve-professores

Governo Beto Richa(PSDB) declarou guerra ao magistério

Ao recorrer ao instrumento da judicialização do movimento do magistério, em plena fase de negociação, o governo estadual fez uma declaração de guerra aberta à categoria.

Priorizar o diálogo, concretizar as promessas e definir um cronograma efetivo de cumprimento das justas(e burladas pelo governo) reivindicações dos professores, seria o passo político menos custoso e operacionalmente mais eficaz para retomada do ano letivo.

A greve segue forte: na base da categoria, houve uma unanimidade pela continuação do movimento. Todos os 29 núcleos regionais da APP-Sindicato aprovaram neste fim de semana que a greve deve continuar. Outro dado importante: de forma majoritária os diretores de escolas de Curitiba e região metropolitana também aprovaram a continuidade do movimento, o mesmo ocorreu em outras regiões do estado.

Portanto, apostar na negociação e respeitar a legitimidade do movimento, é o melhor caminho para a superação da crise, que já repercute além das fronteiras do Paraná.

Afinal, entre os profissionais da educação há um justificado sentimento de desconfiança sobre as promessas e apelos do governador.

Até quarta-feira(4), o povo do Paraná espera um gesto de grandeza do governo do Paraná. Ou será esperar muito?

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: