Assinatura RSS

Nota do Agrupamento ‘Diálogo e Ação Petista’ sobre a crise no transporte público de Curitiba

Publicado em

Íntegra da nota do Agrupamento Diálogo e Ação Petista(DAP) sobre a crise no sistema de transporte público de Curitiba. Confira.

Acompanhado de Mirian Gonçalves

Administração municipal “não pode ficar sitiada” pela máfia e governo estadual

Intervenção Municipal nas empresas! Pagamento dos salários dos trabalhadores! Nenhum aumento! Criação de uma frota pública! 

1.   Há dois dias a cidade de Curitiba e a região metropolitana se vêm reféns da máfia que controla o transporte público. O objetivo dos empresários, que abocanham limpos cerca de 100 milhões de reais em lucro anualmente, é abocanhar ainda mais subsídios públicos e/ou aumento das passagens através da chamada tarifa técnica, comprovadamente uma fraude contra os usuários, segundo o Tribunal de Contas do Estado.

2. A manobra dos empresários consiste em atrasar os salários e vales dos motoristas e cobradores para forçarem provocativamente uma greve. Buscam assim chantagear, pela pressão, os governos estadual e municipal a lhes conceder mais e mais dinheiro que deveria ser gasto com serviços públicos e não com o lucro ganancioso de poucas famílias.

3.O governador Beto Richa, quando era prefeito de Curitiba, criou este sistema de subsídios aos empresários e permitiu uma licitação já denunciada como fraudulenta para manter o transporte público sob o monopólio privado de grupos econômicos influentes na vida social e política. Como governador, o mesmo Beto Richa, alimentou esta postura de repasse de dinheiro público aos donos de empresas de ônibus.

4. Agora, com a determinação do governo tucano de levar a fundo no Paraná a política recessiva de ajuste nas contas públicas, para imprimir um ritmo forte e exemplar por um maior superávit fiscal ao país, como exige o mercado financeiro, a concessão dos subsídios à máfia do transporte precisa ser reformulada, querendo se jogar a conta, ou grande parte dela, diretamente nas costas dos usuários através do aumento das passagens.

5.O prefeito Gustavo Fruet, por sua vez, se deixa sitiar pelo jogo de empresários e do governo estadual, não se dispondo ao confronto com a máfia das empresas, mesmo tendo a seu favor as constatações da CPI da Câmara, do Tribunal de Contas e da própria auditoria da URBS para anular a licitação e acabar com o controle fraudulento e criminoso sobre a cidade.

6.Os trabalhadores, os jovens, que dependem do transporte público para trabalhar e estudar não podem mais serem vitimados por esta situação. Os motoristas e cobradores não podem mais viver sob a contingência de não terem seus salários pagos como estabelece a lei. A cidade não pode ser prejudicada em sua mobilidade urbana e em suas atividades produtivas por artimanhas gananciosas que visam pôr os cidadãos à mercê de grupos e interesses econômicos minoritários.

7.Exigimos que o prefeito Gustavo Fruet intervenha legalmente nas empresas para assegurar um serviço público essencial como é transporte coletivo, pagando os motoristas e cobradores e abrindo de verdade a caixa-preta deste “negócio” que enriquece a poucos mas que interfere na vida de milhões.

8.Não aceitamos a “solução” do aumento das passagens e nem da “tarifa técnica”, que visam penalizar a renda familiar da população e as verbas disponíveis aos serviços públicos, favorecendo os cada vez maiores lucros dos donos de empresas.

9.Consideramos urgente que o prefeito Gustavo Fruet tome a iniciativa pela construção de uma empresa pública de ônibus, capaz de gerar uma alternativa ao poder público municipal de maior controle e regulação do sistema de transporte.

10. Conclamamos as entidades sindicais e populares, bem como os partidos que dizem representar o povo, a se reunirem numa frente em defesa do transporte público para dar uma resposta popular às chantagens dos empresários e em defesa do direito de motoristas e cobradores de terem seus salários respeitados.

Diálogo e Ação Petista – Curitiba 27/01/2015

Anúncios

Manifeste-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: